Para iniciar um estudo de revisão sistemática ou de escopo, é recomendado que os pesquisadores registrem o protocolo que orientará a condução do trabalho.
Na versão 1.5.0, esse protocolo pode ser inserido em PDF, redigido diretamente no AReS ou elaborado a partir do template baseado no PRISMA-P, que reúne os itens recomendados internacionalmente para protocolos de revisões sistemáticas (Moher et al., 2015).
No AReS, os campos do template baseado no PRISMA-P não são de preenchimento obrigatório; a equipe deve utilizar as seções pertinentes ao tipo de revisão planejado. O protocolo pode ser compartilhado com os demais membros do grupo diretamente pelo AReS.
O revisor(a) principal pode redigir, salvar e editar o protocolo no AReS. O revisor convidado(a) pode apenas visualizar o protocolo do estudo de revisão.
Em breve, novidades!
A próxima versão do sistema Apoio à Revisão Sistemática (AReS) trará recursos para facilitar ainda mais a condução de estudos de revisão de literatura.
O Apoio à Revisão Sistemática (AReS) oferece funcionalidades que simplificam o processo de revisão de literatura. Confira:
Revisões simultâneas: Organize várias revisões ao mesmo tempo como revisor(a) principal e convide outros pesquisadores para participarem da fase de seleção de estudos e resolução de divergências. A inclusão de um revisor(a) específico(a) poderá contribuir na resolução de discordâncias não resolvidas por pelo menos dois pesquisadores.
Colaboração: Participe como revisor(a) convidado(a) ou específico(a) de revisões criadas pelos seus pares.
Leitura cega: Realize a leitura de títulos e resumos de maneira independente, garantindo imparcialidade e qualidade no processo de revisão. Mantenha a imparcialidade com o cegamento das informações sobre os autores dos estudos.
Links aos artigos: Clique diretamente no link exibido na tela de cada resumo para acessar publicações gratuitas de forma rápida e prática. Para acessar publicações pagas, utilize a VPN institucional ou conecte-se ao Portal de Periódicos da CAPES, efetuando login na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Há opção de cegamento para este link.
Inclusão de palavras-chave: Revisores(as) principais podem adicionar palavras-chave personalizadas, otimizando a organização e a análise dos dados.
Gráficos: Monitore o andamento das revisões por meio de gráficos que consideram o cegamento entre pesquisadores e a sua quebra, contribuindo para o gerenciamento dos trabalhos. Visualize a nuvem de palavras e identifique os termos mais frequentes nos registros bibliográficos.
Quebra de cegamento: Resolva divergências em reuniões de consenso, promovendo transparência e alinhamento entre os pesquisadores.
Exportação de arquivos .ris: Permite a integração com o EndNote, promovendo a comunicação com este gerenciador de referências.
Dados para fluxogramas PRISMA: Exporte dados em planilha para criar fluxogramas seguindo as diretrizes PRISMA.
Protocolo do estudo de revisão: Insira o protocolo em PDF, redija-o diretamente no AReS ou utilize o template contendo os dados do PRISMA-P, que contém os itens recomendados para inclusão em um protocolo de revisão sistemática (Moher et al., 2015). Os campos no AReS não são de preenchimento obrigatório, assim utilize os que forem necessários para o tipo de revisão que estiver planejando. Compartilhe o protocolo com sua equipe de pesquisa por meio do AReS.
Com essas funcionalidades, o AReS se destaca como um sistema eficiente e colaborativo para organizar e conduzir revisões sistemáticas de forma estruturada e produtiva.
Inscreva-se em nosso canal do YouTube e tenha acesso a vídeos exclusivos com tutoriais, dicas e novidades sobre o AReS